quinta-feira, 11 de junho de 2009

Visita à Pinacoteca do Estado - Galeria Tátil


A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos. Além disso, fatores como a dimensão, forma, textura e diversidade estética, que facilitam a compreensão e apreciação artística dessas obras ao serem tocadas, também foram adotados como critério para a escolha das esculturas. Com esta iniciativa, o público com deficiências visuais poderá explorar e reconhecer, por meio do toque, todas as obras da Galeria Tátil, apresentadas segundo um criterioso padrão de acessibilidade e complementadas por outros recursos de apoio, como folder e catálogo em dupla leitura (tinta e Braille) que podem ser consultados na recepção do museu incluindo audioguia elaborado especialmente para o público alvo participante desta exposição. Entre os artistas selecionados para a mostra estão Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgio, Amilcar de Castro. O percurso de visitação também é orientado por um piso tátil, que permite e indica um caminho para a exploração das obras que se encontram nesta galeria. Esta é mais uma ação do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), voltado para garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com necessidades especiais - sensoriais, físicas ou mentais. Esta ação do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) está inserida dentro do Museu para Todos, um projeto pioneiro realizado pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com o Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, com o objetivo de formar uma sociedade mais inclusiva e garantir o direito ao acesso às artes e ao patrimônio do Estado. O PEPE oferece ainda visitas educativas, previamente agendadas, ao acervo da Pinacoteca complementadas por recursos de apoio multissensoriais e publicações adaptadas. Programa Educativo para Públicos EspeciaisAgendamento de visitas orientadasde segunda a sexta das 10h00 às 17h00Fones: (011) 3324-0945Fax: (011) 3324-0946educaespecial@pinacoteca.org.brPinacoteca do Estado Praça da Luz, 2 - 11 3324 1000Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábadosImprensa: coliveira@pinacoteca.org.br (Carla Regina)


Em Abril deste ano fui com meus alunos visitar a Galeria Tátil da Pinacoteca do Estado. É um local acessível aos deficientes visuais por possuir pistas táteis no chão onde leva a cada uma das obras; nestas obras há a descrição em Braille.




Primeiramente conhecemos a maquete do prédio da Pinacoteca...













as esculturas....




e algumas pinturas apresentadas em contraste, relevo e no concreto...

6 comentários:

  1. OI! SOU ALUNA DE ARTES VISUAIS, ADOREI SEU BLOG, MEU T.C.C., VAI SER DIRECIONADO PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIA VISUAL, QUE PARA MIM TEM TUDO A VER COM ARTES VISUAIS, SE TIVER ALGUM LIVRO PARA ME INDICAR COMO AJUDA, AGRADEÇO, BJS E FUI..
    MEU E-MAIL:MASHERIVI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila. Como voce é de São Paulo vale à pena ir até a Pinacoteca conhecer a Galeria Tátil, converse antes com os responsáveis talvez eles possam te ajudar nesta área. Tem também o curso de fotografia para def. visuais do Senac; coloquei anteriormente um post sobre este assunto. Livro para esta área, que eu me lembro de momento somente o o "Toque Revelador". Boa Sorte com seu TCC. Abraços, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sheila... Sou estudante de artes visuais também e estou desenvolvendo a monografia na área da "Educação em Museus" e claro, estou citando a Pinacoteca como exemplo, pois pude vivenciar a visitação no espaço e achei muito interessante a inclusão dos deficientes visuais. (Camilla) - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  4. Oi Camilla, tudo bem?? Nada substitui a experiência de "vivenciar" uma situação; importante até para poder formar opinião.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá galera, também estou desenvolvendo pesquisas na área de deficiência visual pela UFMG e CCBB/BH. Que tal formarmos um grupo? Queria referências, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus! Sugiro que você visite também o blog: http://acessibilidadeemmuseus.blogspot.com.br/2013/04/o-principezinho-em-braille.html. Acho que está dentro do que você precisa. Abraços e Boa Sorte!!

      Excluir