quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Inclusão: livros para estudo e trabalho

CIRANDA DA INCLUSÃO (6 livros e 2 CDS)

Ciranda Cultural
Autoras:
Marcia Honora e Mary Lopes Esteves Frizanco
Esta coleção tem como objetivo esclarecer, aos profissionais de educação, algumas deficiências, para assim prepará-los para melhor receber seus alunos numa escola inclusiva.
(PS: Cada livro traz ainda, atividades para serem trabalhadas com os alunos)

Na coleção contém:
Super VCD
CD Rom/Áudio (2 em 1) + 6 livros
esclarecendo as deficiências:
Deficiência auditiva/ surdez
Deficiência visual
Deficiência Física
Deficiência Intelectual e
Problemas de Aprendizagem
Múltipla Deficiência

Entre no site e conheça a coleção: http://www.cirandadainclusao.com.br/


OBS: Esta coleção também tem livros infantis que tratam das deficiências, para serem trabalhados em sala de aula para conscientização dos alunos. Verifique no site ou vá até marcadores, nesta página e clique sobre "livros sobre deficiência para crianças".



--------------------------------------------------------------------------


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O que o professor tem a ver com isso?
Imprensa Oficial / Rede Saci
Coordenação: Marta Gil




O livro relata experiências, conhecimentos e informações sobre como as escolas podem integrar crianças com algum tipo de deficiência. O texto, de autoria da jornalista e escritora Lia Crespo, foi complementado por informações do site da Rede SACI (www.saci.org.br), especialmente do Observatório da Educação. Ricardo Ferraz assina as ilustrações, bem humoradas, que enfatizam o conteúdo.




Clique no site abaixo e você poderá fazer sua pesquisa no livro; Boa Leitura!!
.
http://saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.html


-------------------------------------------------------------------

FONO NA ESCOLA


3 livros + 3 CDs + de 150 encartes com atividadesEsta coleção é o resultado de alguns anos de trabalho de uma fonoaudióloga e de uma pedagoga na assessoria para professores de uma rede pública do Estado de São Paulo.O intuito desta coleção é levar informações sobre os principais distúrbios fonoaudiólogos que os alunos apresentam até completarem o Ensino Fundamental I, ou seja, dez anos. O objetivo é que essas informações sejam transmitidas com linguagem acessível, clara e exemplificada, levando ao conhecimento do professor a teoria, os possíveis exames, o tratamento e as possíveis contribuições que a escola poderá oferecer para um melhor desenvolvimento do aluno, podendo mudar sua postura e entendimento frente a algumas alterações fonoaudiológicas frequentes nessa faixa etária.Não temos a intenção de que a professora, que já tem a sua função, venha desenvolver o papel de fonoaudióloga do aluno. Esse trabalho deverá ser realizado por um profissional competente da área, fora da escola.A intenção deste trabalho é que a professora de sala de aula possa ter um conhecimento sobre estes distúrbios e, de forma lúdica, auxiliar o aluno em suas necessidades, entendendo que muita coisa pode ser feita na escola.Esta coleção consta de três volumes, discutindo as mais frequentes patologias fonoaudiológicas que envolvem os alunos na faixa etária do Ensino Fundamental, e cada um deles traz os conhecimentos específicos da área da Fonoaudiologia e da Pedagogia.



Volume 01:

DIFICULDADES NA ESCRITA
Dislexia
Disgrafia
Discalculia
Disortografia

Volume 02 :

DIFICULDADES NA AUDIÇÃO
Uso de Aparelhos Auditivos
Implante Coclear
Distúrbio no Processamento Auditivo Centra
Perdas Auditivas
Otites de Repetição

Volume 03:

DIFICULDADES NA LINGUAGEM
Aquisição de Linguagem
Dislalia
Atrasos de Linguagem
Trocas de Letras
Gagueira

ISBN: 978-85-380-0672-5Autoras: Márica Honora e Mary Lopes Esteves FrizancoEdição: 2009Editora: Ciranda Cultural

Entre no site e conheça a coleção: http://www.cirandadainclusao.com.br/

--------------------------------------------------------------------------

LIVRO ILUSTRADO DE LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS




Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos.
Cód. Barras: 9788538004929Reduzido: 2639466Acabamento : Capa dura com revestimento.Edição : 1ª Ed. / 2009Idioma : PortuguêsPaís de Origem : BrasilNúmero de Paginas : 352

Fonte: Ciranda da Inclusão

------------------------------------------------------------------

DOS SENTIDOS, PELOS SENTIDOS, PARA OS SENTIDOS

Sentidos das pessoas com deficiência sensorial

Autora: Elcie F. Salzano Masini (organizadora)

Vetor Editora Psicopedagógica

Este é um livro sobre os caminhos e as diferentes maneiras de pessoas, na ausência dos sentidos de distância - visão e audição - obterem informações sobre o que as cerca e elaborarem esses dados, organizando e compreendendo o seu derredor. É um registro revelador da flexibilidade e da adaptabilidade humana, apresentado por um coro de vozes: de pessoas com deficiências sensoriais (cegueira, surdez; surdocegueira); de mães de pessoas com essas deficiências; de especialistas, profissionais da educação, da psicologia, da saúde; das Instituições que prestam serviços e assistência a pessoas com deficiências sensoriais. Oferece - se, aos interessados pelo tema, ilustrações de práticas de atendimento e conceitos teóricos que fundamentam os trabalhos nesta área multidisciplinar.

OBS: Este livro trata especificamente da surdocegueira

----------------------------------------------------------------------

Bibliografia para Educação Especial

Deficiências / Inclusão - Geral

1. BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um Olhar sobre a Deficiência.
Campinas: Papirus, 1998.

2. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar - O que
é ? Por quê? Como Fazer? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

3. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial
no Brasil História e Políticas Públicas, SP, Cortez, 1996.

4. MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais.
Porto Alegre: Art Med, 2003.

5. ROSITA, Edler Carvalho. Educação Inclusiva com os Pingos
nos Is. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

6. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma
Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

7. STAINBACK, S. STAINBACK, W. Inclusão: um guia para
educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 1999.

Bibliografias Específicas

Deficiência Auditiva

8. GOES, M. C. R. de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 1996.

9. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição
humana numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo, SP:
Plexus: 1997.

10. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um Olhar sobre as Diferenças.
3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Deficiência Física

11. BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral: desenvolvimento
e educação. In: COLL,C.; PALACIOS,J.; MARCHESI, A.
Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas
especiais e aprendizagem escolar. Vol.3 Porto Alegre: Artes
Médicas, 1995 (pp 252-271).

Deficiência Mental

12. AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION.
Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio.
Tradução por Magda França Lopes. 10. Ed. Porto Alegre: Artmed,
2006.

13. OMS - Organização Mundial da Saúde, CIF: Classificação
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro
Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família
de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução
Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo - EDUSP; 2003.

Deficiência Visual

14. AMORIN, Célia Maria Araújo de e ALVES, Maria Glicélia.
A criança cega vai à escola: preparando para alfabetização.
Fundação Dorina, 2008.

15. LIMA, Eliana Cunha, NASSIF, Maria Christina Martins e
FELLIPE, Maria Cristina Godoy Cruz. Convivendo com a baixavisão:
da criança à pessoa idosa. Fundação Dorina, 2008.

16 comentários:

  1. Maria de Fátima,

    Preciso de indicação de livros, obras gerais, para pesquisa sobre inclusão é para trabalho de conclusão de curso de pedagogia (TCC), meu e-mail é mfatlu@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou na mesma situação! Alguém sabe me informar sites que possa baixar os conteúdos, estou precisando embasamento teórico para meu TCC, meu email é cristina_conecta@hotmail.com.
      Desde já muito obrigada.

      Excluir
    2. Olá pessoal. eu tenho estressado o que e ciranda da inclusão muito é importante. Eu, pedagogia pouco recente já estudei à faculdade em BH. Tema existe dificuldade é sobre TCC. GRATA!

      Excluir
  2. Oi Maria de Fátima,
    Logo acima tem uma relação de livros sobre inclusão tanto de maneira geral quanto específica. Na lista de temas específicos deste Blog ainda tem um tópico sobre pesquisa de Inclusão do MEC e Legislação sobre Inclusão. Bons estudos e Boa Sorte.
    Abraço,
    Célia

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Everton. Farei um TCC no ensino médio com o tema "Inclusão Social nas Escolas Técnicas Estaduais". Sendo assim, Gostaria de saber se tem como você me enviar informações sobre "Inclusão do MEC" e "Legislação sobre Inclusão", dentre outras que possam me ajudar. Preferencialmente, indicações por livros que citem esse assunto.
    Envie este material para meu e-mail: everton_bertaglia@hotmail.com
    Desde já, grato.

    ResponderExcluir
  4. Oi Everton. as informações sobre "Inclusão do MEC" e "Legislação sobre Inclusão" já estão neste blog através de pesquisas que fiz para colocar aqui, é só clicar sobre o link que abrirá o conteúdo e vc poderá copiar. Quanto aos livros trouxe opções para pesquisa mas ainda não conheço nada específico sobre inclusão em escolas técnicas acredito que vc deva porcurar apenas por inclusão que é um tema abrangente ou visite uma escola técnica para informações mais específicas. BOA SORTE. Abraço, Célia

    ResponderExcluir
  5. olá anjinho
    meu nome é erica eu gostaria de saber se existem livros que falem sobre a educação com crianças especiais.
    me de um palpite será que esse tema é muito difícil de achar pra uma monografia.
    grata!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Thais Grion e trabalho na Efeito Visual Serigrafia que é pioneira no desenvolvimento de impressão braille à base de resina e impressões texturizadas com recursos táteis e olfativos para deficientes visuais, a EFEITO VISUAL obedece as mais rígidas normas ABNT para aplicação em braille, contribuindo para uma adequada e eficaz proposta de inclusão social.

    Meu email é thais.grion@efeitovisual.com.br


    No aguardo de um breve retorno, agradeço de forma antecipada.

    ResponderExcluir
  7. Celia adorei seu blog,ótimo divulgar livros,nós professores da área necessitamos ler mais,compartilhar mais e valorizarmos como profissional.Divulguei e continuarei suas pesquisas no www.futurotaqui.blogspot.com .Visite-nos também,já sou sua seguidora agora falta você por lá!Abraço e grandes atitudes para nossa caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ELiane! Parabéns pelo Blog e pela sua perseverança! Que Deus abençoe esta força e que ilumine seu caminho!! Beijos

      Excluir
  8. Olá pessoal é sempre bom ver o comprometimento de vocês com a causa!! SUCE$$OS E FELICIDADES A TODOS!!

    ResponderExcluir
  9. Precisoso de livros ou materiais para monografia, o tema é: A linguagem como instrumento de inclusão social.Por favor se tiver algo mande para meu e-mail: celopmiranda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. na feira do livro,assinei a revista por 2anos mas ate hoje,nao recebi nem a primeira revista,gostaria de uma resposta,e-mail;lucileidecosta@ig.com.br(revista inclusao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucileide. Meu blog tem como tema a Inclusão mas, não tem nenhuma relação com "revista inclusão". Infelizmente não posso te ajudar. Tente entrar em contato com a revista.Boa Sorte!

      Excluir
  11. Olá pessoal, preciso de alguma referencias para fazer o meu Tcc, vou falar de inclusão escolar, mais vou focar no professor, Quais subsídios (ferramentas) os professores tem à disposição no contexto acadêmico ( formação ) referente ao aluno de inclusão? Se alguém puder me ajudar meu email é rafaela.andreata@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá, me Chamo Lidiane e curso Serviço Social. Estou construindo meu TCC, baseando em pesquisas feita na instituição onde fiz estágio. Uma realidade é; Pessoas com deficiência são menos alfabetizadas. Quero trazer a importância da participação dos pais na construção da autonomia que a educação pode trazer. Algum livro ou artigo para embasamento?
    lidiholly@hotmail.com

    ResponderExcluir