sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Projeto cão guia



No Brasil existem atualmente menos de 30 cães-guia, sendo que o número de deficientes visuais é de aproximadamente 1,2 milhão, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As estatísticas internacionais demonstram que de 1 a 2% dos deficientes visuais utilizam cão-guia, ou seja, no Brasil o número estimado de potenciais usuários seria de 12 a 24 mil pessoas.
O cão-guia é uma alternativa ao uso da bengala e apresenta uma série de vantagens em relação a esse instrumento:
• Proporciona maior segurança, independência e liberdade;
• Garante maior velocidade e desenvoltura na locomoção, já que é capaz de se antecipar a obstáculos, escolhendo para seu usuário o melhor caminho;
• Desvia de obstáculos aéreos, tais como galhos de árvores e telefones públicos, que não podem ser detectados pela bengala;
• Auxilia na travessia de ruas;
• Encontra importantes pontos de referência, como escada, porta, elevador, cadeira, etc;
• Facilita a inclusão social de seu usuário, pois tem o poder de aproximar as pessoas.

Treinamento


A formação de um cão-guia é bastante complexa e leva aproximadamente dois anos para ser concluída.
O processo se divide em três fases:
1. Socialização: aos dois meses filhotes selecionados são adotados por famílias voluntárias que vão ensiná-los, com a supervisão do instrutor, a conviverem com os seres humanos e nos mais diversos ambientes.
2. Treinamento: entre doze e dezoito meses, os cães retornam para a escola onde passam de três a cinco meses sob a responsabilidade de um treinador especializado que os transformará em cães-guia. É nesta fase que os cães aprendem o trabalho específico de guia.
3. Instrução: de três a cinco semanas, o usuário aprende sobre temperamento e cuidados com a saúde de seu cão, os comandos necessários para sua utilização e a perceber as informações enquanto caminham diariamente. Também é muito importante o desenvolvimento do vínculo afetivo.

Usuários
Cães e usuários são rigorosamente selecionados. É fundamental que se encontre o cão adequado para determinada pessoa, considerando-se temperamento, rotina e lugar onde vão trabalhar.
Para ser um usuário de cão-guia a pessoa deve, em princípio ter entre 18 e 60 anos, gozar de boa saúde e não portar deficiências impeditivas.
Fonte:www.iris.org.br

---------------------------------------------------------------



ACGC - Associação Cão Guia de Cegos
foi fundada em 02/05/1981 sendo pioneira aqui no Brasil. É uma entidade decretada de Utilidade Pública Estadual, Lei nº. 4.719 e Federal Dec. Lei nº. 92343. De caráter filantrópico, sem fins lucrativos. A Associação ministra cursos com uma equipe de profissionais altamente especializados. A entidade possui cães de raças diversas já iniciadas na função de cães-guia. Nossa Equipe Monica Grimaldi- presidente Marcio Di Domenico- vice-presidente Instrutores Adylson Lima Adelsson Ramalho Adestradores/trainers Marcelo Giovanna Junqueira


Regras básicas do cão-guia:

Cães-guia quando estão trabalhando funcionam como: os olhos de quem não pode ver.
Existem alguns requisitos importantes que devemos seguir quando avistamos um desses cães trabalhando.
São essas regras que vão permitir a segurança do cão e de seu usuário .
- Não toque, não fale, não alimente ou distraia de outra maneira o cão guia quando avistá-lo trabalhando com seu usuário em via pública ,logradouro, estabelecimentos públicos ou particulares .
-Permita que o cão-guia se concentre em seu trabalho e o execute sem ser perturbado para a segurança de seu usuário.
-Não trate o cão-guia como um animal de estimação. Dê-lhe o respeito de quem está desempenhando um trabalho de suma importância.
Não dê ao cão-guia comandos. Permita que o usuário o dê .
Não tente fazer exame do controle nas situações estranhas ao cão ou ao usuário. Somente se o deficiente visual solicitar tente ajudar ao usuário em cima do seu pedido.
-Evite andar no lado esquerdo do cão guia em serviço , você pode se tornar uma distração e ele poderá se confundir . Ande de preferência no lado direito e com certa distância , do deficiente visual e seu cão, o adequado são alguns passos atrás deles
•Não tente agarrar ou dirigir a pessoa quando o cão o guiar ou a tentar prender o arreio do cão. Pergunte ao usuário do cão-guia se ele necessita do seu auxílio e, se ele precisar, ofereça o seu braço esquerdo.

As Famílias e Amigos:
Não seja super protetor quando o primeiro graduado chegar em casa com o cão novo. Seja pensativo, paciente nos erros e acertos para inspirar a confiança ao usuário . Com o tempo, você admirará a perícia do binômio homem/cão .
Não espere demais no começo. Lembre-se que o cão é novo e que a harmonia e a confiança completas vem com o tempo , use sempre a paciência, a perseverança. É com a convivência que vem os grandes resultados.
Não dê ao cão restos de comida ou petiscos inadequados. Respeite a necessidade do usuário do cão-guia de dar ao cão uma dieta equilibrada e manter seus hábitos saudáveis.
Não permita que as crianças arreliem ou abusem de brincadeiras com o cão-guia . Permita que esse herói descanse sem ser perturbado.
Não permita que seus animais de estimação ataquem ou intimidem um cão -guia, especialmente quando em trabalho. Permita que os cães se encontrem em território neutro quando todos os animais podem ser supervisionados com cuidado.
Não permita que o cão-guia se distraia quando em trabalho ou tome atitudes inadequadas como mendigar comida ou pular em pessoas . Peça ao usuário para corrigir todo o comportamento errôneo .
Não deixe o cão-guia ignorado fora da casa, abandonado no quintal . Compreenda seu valor ao usuário.
Não afague o cão-guia na cabeça quando ele estiver guiando. Sempre que for afaga-lo lembre-se de fazê-lo na área do ombro e somente com a aprovação de seu usuário.Obedecendo e divulgando essas regras você nos ajuda a trabalhar!

O Cão-Guia
O cão-guia é um animal muito especial, possuindo temperamento dócil e sendo dotado de extrema paciência e determinação. Ama profundamente o detentor e por essa razão sente prazer no seu trabalho e funciona como olhos do deficiente visual.Ele não cansa jamais, sendo treinado para acompanhar o deficiente visual 24hs por dia. Por esse motivo, os treinadores fazem cursos específicos, com aulas práticas e teóricas, adaptando experiência de países como Estados Unidos, Inglaterra e Argentina às condições de vida dos deficientes visuais do Brasil.Nem todas as pessoas com problemas de visão se adaptam a um cão-guia, por isso, as necessidades dos candidatos são cuidadosamente analisadas e um cão conveniente é selecionado, pois a adaptação entre o deficiente visual e o cão é fundamental.Ao deficiente visual que não se adapta ao uso de bengalas, o cão-guia apresenta muitas vantagens: obstáculos acima da cintura são fáceis de serem percebidos pelo cão; atravessar ruas movimentadas é mais fácil e seguro pois o cão percebe o movimento do tráfego.Além disso, existe o aspecto psicológico positivo que resulta da união deficiente visual / cão-guia, pois o cachorro é estímulo, amor, carinho, inspira confiança e vontade de viver ao portador de deficiência, integrando-o à sociedade.
Filosofia da ACGC
Acreditamos numa sociedade digna, justa, solidária e responsável onde o que importa em um indivíduo não é que ele parece ser mas sim o que realmente é. Superamos obstáculos através da cultura, dignidade e respeito entre homem e meio ambiente.
Acreditamos Que:
• Pessoas deficientes ou não, possuem necessidades humanas básicas.
• A sociedade valoriza os membros que possuem vidas independentes e uma deficiência não deve ser obstáculo para uma vida independente.
• Os deficientes devem ser integrados a sociedade.
• Soluções aos desafios da deficiência começam com o indivíduo mas é ressaltada pelo suporte da família e amigos, assim como sociedade em geral.
• O cão-guia comprovadamente trás ao deficiente visual, auditivo ou de locomoção, vários benefícios como independência e lealdade, sendo um elo entre o deficiente visual e a sociedade.
• Cães-guia são susceptíveis a obstáculos de altura e de largura, aumentando a mobilidade de pessoas com deficiência visual.
• Cães de ajuda, assistência e trabalho devem ser criados com muito amor e respeito.São tomados todos os cuidados necessários como alimentação balanceada, acompanhamento médico veterinário, socialização e treinamento. Tudo isso resultará em um guia eficiente e equilibrado trabalhará feliz e motivado.
• O resultado de nossos serviços dependerá da qualidade de nossos profissionais e animais. O programa está diretamente vinculado à habilitação, dedicação, personalidade e caráter da equipe envolvida.
• Parceiros e voluntários são elementos essenciais para o sucesso da implantação do trabalho de cães-guia especialmente aqui no Brasil.
• Um dos objetivos primordiais é promover a educação e divulgação no que diz respeito a cães guias. Promovemos e ministramos cursos, palestras e convenções. Lutar por legislações adequadas a deficientes e cães-guia é uma de nossas responsabilidades.
• Para nós são fundamentais os lares adotivos para filhotes e guias aposentados. Por isso sempre devem ser expandidos com todo suporte técnico necessário. A divulgação e a ampliação desse trabalho é uma de nossas metas.
• É de nossa responsabilidade promover a educação e a divulgação ao público sobre posse responsável e o porquê de se utilizar animais castrados para o trabalho de ajuda a deficientes.
• Trabalhamos com habilitação, avaliação e reciclagem de profissionais e de cães, sempre preservando e promovendo o bem estar humano e animal.
Fonte: http://www.caesguia-acgc.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário