domingo, 22 de fevereiro de 2009

O aluno Deficiente Visual

"As escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito devem incluir-se crianças com deficiência ou superdotadas, crianças da rua ou crianças que trabalham, crianças de populações imigradas ou nômades, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais" Declaração de Salamanca, UNESCO, 1994

----------------------------------------------------------------------


COMO DETECTAR UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM SALA DE AULA

Possíveis sinais de deficiência visual:

• Irritação constante nos olhos;
• Aproximar muito o rosto do papel, quando escreve e lê;
• Dificuldade para copiar material da lousa à distância;
• Olhos franzidos para ler o que está escrito na lousa;
• Cabeça inclinada para ler ou escrever, como se procurasse um ângulo melhor para enxergar;
• Tropeços freqüentes por não enxergar pequenos obstáculos no chão;
• Nistagmo (olho trêmulo);
• Estrabismo (vesgo);
• Dificuldade para enxergar em ambientes muito claros ou escuros.

O que você pode fazer?
• Orientar os pais para que procurem um médico especialista em visão (oftalmologista)
• Nunca usar colírio ou outros medicamentos sem recomendação médica
Sugestões para a convivência com pessoas cegas ou com deficiência visual
• Se a pessoa cega não estiver prestando atenção em você, toque em seu braço para indicar que você está falando com ela. Avise quando for embora, para que ela não fique falando sozinha;
• Se sua ajuda for aceita, nunca puxe a pessoa cega pelo braço. Ofereça seu cotovelo ou o ombro (caso você seja muito mais baixo do que ela). Geralmente, apenas com um leve toque a pessoa cega poderá seguir você com segurança e conforto;
• Num local estreito, como uma porta ou corredor por onde só passe uma pes­soa por vez, coloque o seu braço para trás ou ofereça o ombro, para que a pessoa cega continue a seguir você;
• Algumas pessoas, sem perceber, aumentam o tom de voz para falar com pessoas cegas. Use tom normal de voz; Não modifique a posição dos móveis sem avisar a pessoa cega e cuide para objetos não fiquem no seu caminho. Avise se houver objetos cortantes ou cinzeiros perto dela;
• Conserve as portas fechadas ou encostadas à parede;
• Para indicar uma cadeira, coloque a mão da pessoa cega sobre o encosto e informe se a cadeira tem braço ou não. Deixe que a pessoa se sente sozinha;
• Seja preciso ao indicar direções. Informe as distâncias em metros ou passos.

Se houver alunos com deficiência visual na sua sala, esperamos que estas sugestões contribuam para o aproveitamento do aluno; pode ser proveitoso incorporá-las em sua rotina. Com o tempo, você descobrirá outras maneiras de receber estes alunos na sala.

E ainda:
• Leia ou peça para alguém ler o que está escrito na lousa;
• Sempre que possível, passe a mesma lição que foi dada para a classe;
• Procure o apoio do professor especializado, que ensinará à criança o sistema braile e acompanhará o processo de aprendizagem;
• Busca de recursos pedagógicos para o aluno com deficiência é um direito dele;
• Disponibilize com antecedência os textos e livros para o curso;
• Se possível, o material de estudo deve ser fornecido sob a forma de textos ampliados, textos em braile, textos e aulas gravadas em áudio ou em disquete, de acordo com as necessidades do aluno e a possibilidade da escola. O aluno poderá, ainda, precisar utilizar auxílios ópticos e computadores com programas adaptados, assim como apoio para trabalho de laboratório e do pessoal da biblioteca;
• Durante as aulas, é útil identificar os conteúdos de uma figura e descrever a imagem e a sua posição;
• Substitua os gráficos e tabelas por outras questões ou utilize gráficos simples em relevo;
• Transcreva para braile as provas e outros materiais;
• Possibilite usar formas alternativas nas provas: o aluno pode ler o que escreveu em braile; fazer gravação em fita K-7 ou escrever com tipos ampliados;
• Amplie o tempo disponível para a realização das provas;
• Evite dar um exame diferente, pois isso pode ser considerado discriminatório e dificulta a avaliação comparativa com os outros estudantes;
• Ajude só na medida do necessário;
• Tenha um comportamento o mais natural possível, sem super proteção, ou pelo contrário, ignorá-lo.

Como o aluno com deficiência visual pode aprender matemática?
Ele tem as mesmas condições para aprender matemática que uma criança não deficiente. Porém, é preciso que você adapte as representações gráficas e os recursos didáticos que vai utilizar.
Para ensinar matemática, o instrumento mais utilizado é o ábaco (ou soroban) que é de origem japonesa. Seu manuseio é fácil e pode ajudar também os alunos que enxergam, pois ele concretiza as operações matemáticas.
Outra técnica complementar que pode ser utilizada com bons resultados é o cálculo mental, que deve ser estimulado desde o início da aprendizagem e que será útil, posteriormente, quando o aluno estudar álgebra.
É importante ressaltar que, ao adaptar recursos didáticos para facilitar o aprendizado de alunos com deficiência, o professor acaba beneficiando todos os alunos, pois recorre a materiais concretos, que facilitam a compreensão dos conceitos.

---------------------------------------------------------------------------------

O ALUNO DEFICIENTE VISUAL

Talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo portador de deficiência visual resida na falta de uma compreensão social mais profunda a respeito das reais implicações da cegueira, ou da visão subnormal.
É freqüente encontrarmos níveis bastante baixos de expectativa com relação ao rendimento acadêmico do deficiente visual.
O fato, motivado pelo desconhecimento das possibilidades da pessoa que tem essa deficiência gera, muitas vezes, a falsa convicção de que à deficiência visual se vinculam sempre dificuldades de aprendizagem e até mesmo de déficit intelectual.
Como conseqüência, ocorre, não raro, encontrarmos crianças portadoras de visão subnormal sendo tratadas como se fossem cegas ou, quando não, identificadas como deficientes mentais, sem qualquer estimulo para melhor utilização de sua visão remanescente ou de oportunidade para o desenvolvimento de suas potencialidades.
Estudos têm demonstrado, porém, que, do ponto de vista intelectual, não há diferença entre o deficiente "visual" e as pessoas dotadas de visão. A potencialidade mental do indivíduo não é alterada pela deficiência visual. O seu nível "funcional", entretanto, pode estar reduzido, pela restrição de experiências que, adequadas às suas necessidades de maturação, sejam capazes de minimizar os prejuízos decorrentes do distúrbio visual.
Essa ausência de estimulação ou "restrição de experiências" pode ameaçar o desenvolvimento normal do processo educativo da criança privada de visão, principalmente naqueles aspectos relacionados às habilidades que envolvem a utilização dos canais visuais, tais como os aspectos ligados às áreas de aquisição de conceitos, orientação, mobilidade e controle do ambiente.
A percepção do mundo, pela criança visualmente prejudicada, é obtida através dos seus sentidos remanescentes e as pistas por eles fornecidas podem levar a informações incompletas, originando, multas vezes, conceitos diferentes daqueles obtidos e utilizados pelos que possuem uma visão normal. Exemplo disso é a redação elaborada por uma criança cega congênita, aluna de classe comum, 2ª série de uma escola da rede estadual de ensino.
"Minha mãe é azul, olhos verdes, boca vermelha.
Às vezes minha mãe é brava.
Ela faz carinho, amorosa, muito linda, linda, linda, linda!”
Qual a fonte perceptiva que a levou a conceituar a mãe como "azul"?
Na realidade, a palavra "azul" era freqüentemente empregada pela professora ao comentar com os alunos sobre a beleza do dia: "o céu está muito azul, muito lindo".
Se para a criança de visão normal, a compreensão deve ter sido concomitante pela visão do céu azul ou pela memória visual que dele possui, para a portadora de cegueira congênita, a inexistência de imagem mental, que representasse o céu ou a cor, deve tê-la levado a um processo mental que acreditamos ser:
céu azul/ céu lindo
céu não azul/ céu não lindo
céu muito azul/ céu muito lindo
muito azul/ muito lindo.
Para ela, a palavra "azul" passou a significar "lindo", tudo que é lindo, muito lindo, é azul; mamãe é muito linda, então mamãe é azul.
É quando concluímos mais uma vez que, numa cultura como a nossa, onde a grande maioria das atividades gira em torno de estímulos visuais, onde a programação educacional se orienta quase que exclusivamente para uma aprendizagem visual, o indivíduo, portador de cegueira ou de visão subnormal, há de se encontrar sempre em situação de desvantagem em relação aqueles considerados "normais".
Outro sério problema do deficiente visual é a sua geralmente restrita possibilidade de se mover livremente, em ambientes não familiares.
Dada a importância dessa locomoção independente - fator essencial para o ajustamento pessoal e adequação social do deficiente - é enfatizada a necessidade de desenvolver, na criança portadora dessa limitação, habilidades de orientação e mobilidade, ou seja, capacidade para que possa, utilizando-se de todas as informações sensoriais fornecidas pelo ambiente, reconhecê-lo e situar-se nele, numa interação que lhe permita influir e ser influenciada por ele.
Embora possamos considerar a restrição à mobilidade independente e à percepção global e direta do meio como limitações básicas, impostas por uma deficiência visual grave, não podemos nos esquecer de que delas podem decorrer muitas outras limitações, variando em grau e ocorrência para cada indivíduo, de acordo com sua capacidade de utilização de técnicas e procedimentos compensatórios, de sua reação às práticas e expectativas sociais que, de acordo com Telford, podem lhe impedir o desenvolvimento e o exercício de aptidões e competências que o habilitariam a se tornar uma pessoa independente.


--------------------------------------------------------------
RAY CHARLES

nasce em Albany, em 1932, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano.
Clique no endereço abaixo para ver um trecho do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=TGsnVAE77lY

-----------------------------------------------------------------



ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA / JOSÉ SARAMAGO

O romance aborda a emergência de uma inédita praga de uma repentina cegueira abatendo uma cidade não identificada, inexplicável e incurável. Tal "cegueira branca" — assim nomeada pois as pessoas infectadas percebem em seus olhos nada mais que uma superfície leitosa.

Veja abaixo o vídeo com algumas Citações do livro:

http://www.youtube.com/watch?v=gZYI5v4ScHI


-------------------------------------------------------------------------------


LIVROS EM BRAILLE DISPONÍVEIS PARA DOAÇÃO

SPLEB © Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille. Telefone: (0xx21) 2288-9844. Fax: (0xx21) 2572-0049.Rua Thomaz Coelho, 51. Vila Isabel. Rio de Janeiro. RJ. CEP 20540-110. Brasil. E-Mail: spleb@ig.com.brSite criado por: Carlos Alberto Gomes da Silva. Atualização: Ricardo Baptista.

PS. Se você quiser saber mais sobre a inclusão de alunos deficientes visuais visite meu outro blog que é específico nesta área: Deficência Visual e Educação.

11 comentários:

  1. oiii.. eu axo isso uma injustica pois somos todos iguais!e devemos tratar a todos com essa igualdade!
    ameii o blog...
    beijos ..xau...

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo! Concordo com voce em gênero, número e grau. Bjos

    ResponderExcluir
  3. adorei esse bloog porque minha mae deficiente visual e as vezes vc so consegue n ver essa coisa que tdos somos iguaisa como seer humanos e iguais tbm na diferença cada um e diferente dos ouros no jeito de ensar e agir muito obrigado por vc pesar nas pessoas deficientes o mundo precisa de gente como vc que ve o mundo igual embora exista diferença

    ResponderExcluir
  4. Oi Anônimo, aos poucos as coisas estão mudando... já trabalho nesta área há mais de 12 anos e percebo que as pessoas já aceitam melhor as diferenças; converso muito com as pessoas sobre isto e elas me dizem que as vezes não se aproximam de um deficiente porque não sabem como agir...falta muito ainda, mas estamos caminhando....FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer um trabalho sobre Deficiência Visual e Educação Inclusiva na PUC, vou dar uma olhada no seu blog vez em quando, para referencia, posso?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Koch, obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para pesquisar, este blog foi criado com o intuito de auxiliar as pessoas em relação à diversidade.
    Tenho um outro Blog que é mais específico na área da Deficiência Visual, dê uma passada por lá e confira: www.dvsepedagogia.blogspot.com ou acesse através do link no alto deste blog.
    Abraços e BOA SORTE!!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu, já tirei várias idéias daqui, e claro, vou colocar a referencia no trabalho. agora minha missão é encontrar todas ferramentas para auxilio, como bengala, programas de computador, cães para cegos etc... muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. De nada Koch. Boa sorte no seu trabalho.Abraços.FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir
  9. amanha eu tenho um simpósio na minha escola e tenho que falar sobre os deficientes visuais e estava procurando um site na internet e achei esse blog.
    amei achei tudo o que eu queria e precisa aprender

    ResponderExcluir
  10. eu adorei a sua iniciativa de ter feito este site pra este tipo de deficincia. vc esta de PARABENS. O mundo de hoje esta precissando de alguem como vc sem preconceito. esta cheio de informacoes fantasticas novamente ''PARABENS'' JOSILENE DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ARACATI-CEARA.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom este site, muitas pessoas deveriam ver, assim ficaram sabendo o quer dizer INCLUSAO POIS MUITOS NÃO SABEM O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA.

    ResponderExcluir