sábado, 7 de março de 2009

Curso de Fotografia para Deficientes Visuais



Metodologia
A iniciativa do Imagem e Cidadania faz parte da metodologia do Senac São Paulo de transmitir o conhecimento por meio da prática e de técnicas inovadoras. O projeto pioneiro da instituição transformou os alunos do Bacharelado em Fotografia em educadores e possibilitou que no futuro eles possam multiplicar os ensinamentos em outras causas sociais. Segundo Kulcsár,o curso para os deficientes visuais surgiu de uma necessidade identificada pelos usuários da biblioteca braile do Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro e a primeira turma recebeu sete estudantes, deficientes visuais que foram treinados por oito alunos educadores. Para o próximo ano a expectativa é aumentar o número de vagas em 30%. Além disso, o Senac São Paulo oferecerá um módulo avançado para os formandos.

"O educador, aluno do bacharelado, aprende a utilizar outros sentidos na captura das imagens e o deficiente visual transfere sua percepção de mundo para o papel", explica Kulcsár. "Os educadores visitaram o Museu dos Sentidos e o projeto para deficientes visuais da Pinacoteca e puderam sentir a diferença de não ter a visão, o que facilitou a comunicação com os alunos", completa.

O Senac São Paulo compartilhará a metodologia de ensino no site www.sp.senac.br, a partir de fevereiro de 2009, permitindo que outras instituições possam tornar-se multiplicadores e ampliar o acesso ao curso.

Um comentário:

  1. Esse projeto é simplesmente fantástico. Gostaria de mais informações sobre o mesmo. Meu email é:walteir2008gmail.com e walteircosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir