terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mensagens Relacionadas a deficiências

DOIS CAVALOS

Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá.
De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo - um cavalo mais jovem.
Isso já é de se admirar.
Se você ficar observando, ouvirá um sino. Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.
Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.
E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, pára para que o outro possa alcançá-lo.
E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.
Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.
Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas.
Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.
E assim são os bons amigos. Você não precisa vê-los, mas eles estão lá.
"Por favor, ouça o meu sino. Eu também ouvirei o seu.”

============================

A MAGIA DA COMUNICAÇÃO


Havia um cego que pedia esmola em uma movimentada avenida.
Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:“CEGO DE NASCIMENTO UMA ESMOLA POR FAVOR”!
Certa manhã o publicitári teve uma idéia, virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase.
À noite depois de um dia de trabalho perguntou ao cego como é que tinha sido seu dia.O cego respondeu, muito contente:
-Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. Todos os que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal o que é que o senhor escreveu no letreiro?
O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:
“EM BREVE CHEGARÁ A PRIMAVERA E EU NÃO PODEREI VÊ-LA”.

A maioria das vezes não importa “o que” você diz, mas “como” você diz, por isso tome cuidado em como falar com as pessoas, pois isso tem um peso positivo ou negativo naquilo que quer dizer.
“Esta é a Magia da Comunicação”!

=========================

GAROTA CEGA


Havia Uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega!!!
Ela também odiava a todos exceto seu namorado!!!
Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado.
Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ela!!!
Então o seu namorado perguntou a ela:
- Agora que você pode ver, você se casa comigo?
A garota estava chocada quando ela viu que seu namorado era cego!!!
Ela disse:
- Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cego!!!
O namorado afastando-se dela em lágrimas disse:
- Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...

As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios por nós e nem percebemos...

============================





O TIJOLO DE DEUS



Um jovem e bem sucedido executivo conduzia pela vizinhança, acelerando mais do que devia no seu novo Ferrari….De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral do Ferrari!
Travou bruscamente e fez marcha-atrás até o sítio de onde teria vindo o tijolo.Saltou do carro e agarrou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:
- Por que fizeste isso? Quem és tu? Que pensas que estás a fazer?Este é um carro novo e caro. Aquele tijolo que atiraste vai me custar muito dinheiro. Por que fizeste isto?
- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer!Implorou o pequeno menino.
- Ninguém estava disposto a parar e atender-me neste local.Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.
- É o meu irmão. Ele desceu sem o travão e caiu da sua cadeira de rodas e não consigo levantá-lo. Soluçando, o menino perguntou ao executivo:
- O senhor poderia me ajudar a recolocá-lo em sua cadeira de rodas? Ele está magoado e é muito pesado para mim.Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo “um nó imenso” dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o na sua cadeira de rodas. Tirou o seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.
- Obrigado e que Deus possa abençoá-lo – disse-lhe a grata criança.O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à casa.Foi um longo caminho de volta para o seu Ferrari... um longo e lento caminho de volta.
Ele nunca consertou a porta amassada. Deixou amassada para se lembrar de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção...

Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações algumas vezes, quando nós não temos tempo de ouvir, Ele tem que nos atirar um tijolo.


===========================

A MAIS BELA FLOR

O bosque estava quase deserto, quando o homem sentou-se para ler, embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Estava desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois o mundo estava tentando afundá-lo. E como se já não tivesse razões suficientes para arruinar o seu dia, um garoto chegou, ofegante, cansado de brincar. Parou na sua frente, de cabeça baixa e disse, cheio de alegria: "Veja o que encontrei!"
O homem olhou desanimado e percebeu que na sua mão havia uma flor. "Que visão lamentável!" Pensou consigo mesmo. A flor tinha as pétalas caídas, folhas murchas, e certamente nenhum perfume. Querendo ver-se livre do garoto e de sua flor, o homem desiludido fingiu pálido sorriso e se virou para o outro lado. Mas ao invés de recuar, o garoto sentou-se ao seu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: "O cheiro é ótimo, e é bonita também... Por isso a peguei. Toma! É sua."
A flor estava morta ou morrendo, nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas ele sabia que tinha que pegá-la, ou o menino jamais sairia dali. Então estendeu a mão para pegá-la e disse, um tanto contrafeito: "Era o que eu precisava." Mas, ao invés de colocá-la na mão do homem, ele a segurou no ar, sem qualquer razão.
E, naquela hora, o homem notou, pela primeira vez, que o garoto era cego e que não podia ver o que tinha nas mãos. A voz lhe sumiu na garganta por alguns instantes... Lágrimas quentes rolaram do seu rosto enquanto ele agradecia, emocionado, por receber a melhor flor daquele jardim. O garoto saiu saltitando, feliz, cheirando outra flor que tinha na mão, e sumiu no amplo jardim, em meio ao arvoredo.
Certamente iria consolar outros corações que, embora tenham a visão física, estão cegos para os verdadeiros valores da vida. Agora o homem já não se sentia mais desanimado e os pensamentos lhe passavam na mente com serenidade. Perguntava a si mesmo como é que aquele garoto cego poderia ter percebido sua tristeza a ponto de aproximar-se com uma flor para lhe oferecer. Concluiu que talvez a sua auto-piedade o tivesse impedido de ver a natureza que cantava ao seu redor, dando notícias de esperança e paz, alegria e perfume...
E como Deus é misericordioso, permitiu que um garoto, privado da visão física, o despertasse daquele estado depressivo. E o homem, finalmente, conseguira ver, através dos olhos de uma criança cega, que o problema não era o mundo, mas ele mesmo. E ainda mergulhado em profundas reflexões, levou aquela feia flor ao nariz e sentiu a fragrância de uma rosa...

* * * Verdadeiramente cego é todo aquele que não quer ver a realidade que o cerca. Tantas vezes, pessoas que não percebem o mundo com os olhos físicos, penetram as maravilhas que os rodeiam e se extasiam com tanta beleza. Talvez tenha sido por essa razão que um pensador afirmou que "O essencial é invisível aos olhos.


============================

AMOR & LOUCURA


"Contam que uma vez se reuniram todos os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra. Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, lhes propôs: - Vamos brincar de esconde-esconde? A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE sem poder conter-se perguntou: - Esconde-esconde? Como é isso? - É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo. O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou pôr convencer a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessavam pôr nada. Mas nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não esconder-se. "Para que, se no final todos me encontram? A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a idéia não tivesse sido dela). A COVARDIA preferiu não arriscar-se. - Um, dois, três, quatro... - começou a contar a LOUCURA. A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho. A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu próprio esforço tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE quase não consegue esconder-se, pois cada local que encontrava, lhe parecia maravilhoso para algum de seus amigos. Se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA. Se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ. Se era o voo de uma borboleta, o melhor para a VOLÚPIA. Se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE. E assim acabou escondendo-se em um raio de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cómodo, mas apenas para ele. A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris). E a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões. O ESQUECIMENTO, não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é o mais importante. Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou uma roseira e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas flores. A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a FÉ discutindo com Deus, no céu, sobre zoologia. Sentiu-se vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões. Em um descuido, a LOUCURA encontrou a INVEJA e claro, pôde deduzir onde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo: ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas. De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede e ao aproximar-se de um lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se. E assim foi encontrando a todos. O TALENTO entre a erva fresca, a ANGÚSTIA em uma cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano) e até o ESQUECIMENTO, que já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde. Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local. A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se pôr vencida, encontrou um roseiral. Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando, no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos. A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na terra, o AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha."

===========================

DEFICIÊNCIAS - MÁRIO QUINTANA

(escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 faleceu em 05/05/1994 .



"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.


===============================

PARÁBOLA: OS CEGOS E O ELEFANTE


Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e o colocou diante do grupo. Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a cauda, outro a orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme , o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante, então, o que tinha apalpado a barriga, disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a cauda até os pelos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. "Nada disso ", interrompeu o que tinha apalpado a orelha. "Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto". O que apalpara a tromba deu uma risada e interferiu: "Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água...". "Essa não", replicou o que apalpara a perna, "ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste...". Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o que ele dizia. Evidentemente cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam. O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem. "O elefante é tudo isso que vocês falaram.", explicou. "Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiência de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante."

Algumas conclusões sobre essa história...
A experiência das coisas que cada homem pode ter é sempre limitada. Por isso, a sensatez obriga a levar em conta também as experiências dos outros para se chegar a uma síntese.
A pessoa, o ser humano, apresenta muitas facetas. Existe o risco de polarizar a atenção em algumas delas, ignorando o resto. Fazendo isso, estaríamos repetindo os cegos da parábola. Cada um ficaria com uma visão unilateral e parcial.
Para obtermos uma visão o mais integral possível do que é uma pessoa, devemos reunir, numa unidade, os numerosos aspectos que podem ser observados no ser humano.

========================

O SAPINHO

Um grupo de sapinhos organizou uma competição.O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.Uma multidão se juntou em volta da torre para ver...
A competição começou..Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.Eles diziam coisas como:"Ah, é dificil DEMAIS!!" - "Eles NUNCA vão chegar ao topo."ou:"Eles não têm nenhuma chance de sucesso. A torre é muito alta!"Os sapinhos começaram a cair. Um por um...Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto...A multidão continuava a gritar:
"É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"Outros sapinhos se cansaram e desistiram...Mas UM continuou subindo, subindo, subindo...Esse não desistia!No final, todos os sapinhos tinham desistido com exceção daquele que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!Naturalmente, os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu...
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo?E o resultado...O sapinho campeão era SURDO!!!!

Moral da história:Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos. Sempre se lembre do poder das palavras, porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!Portanto:
Seja SEMPRE POSITIVO!E acima de tudo:Seja surdo quando as pessoas dizem que você não pode realizar seus sonhos!

==========================

OLIMPIADAS ESPECIAIS DE SEATLE

Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida de 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar.
Os outros ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás.Então viraram e voltaram.Todos eles.
Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:- Pronto, agora vai sarar!
E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos…
Talvez os atletas fossem deficientes mentais….
Mas com certeza, não eram deficientes espirituais…

‘Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos…"

========================

GUERRA DO VIETNÃ

Esta é uma história de um soldado que estava voltando para casa após a terrível Guerra do Vietnã e antes de sair da Base Militar ele ligou para os pais e disse:Filho: Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas quero pedir-lhes um favor.Pais emocionados: Claro meu filho, peça o que quiser!Filho: Eu tenho um amigo e gostaria de levá-lo comigo.Pais: Claro meu filho, nós adoraríamos conhecê-lo!Filho: Entretanto, há algo que vocês precisam saber. Ele fora terrivelmente ferido na última batalha. Ele pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. O pior que ele não tem nenhum lugar para ir, e por isso eu gostaria que ele fosse morar aí com a gente.Pais assustados: Nós sentimos muito em ouvir isso meu filho. Talvez nós possamos ajudá-lo a encontrar algum lugar onde ele possa morar e viver tranqüilamente.Filho emocionado e nervoso: Não Mamãe e Papai, eu gostaria que ele fosse morar aí conosco!Pais constrangidos: Filho, disse o Pai. Você não sabe o que está nos pedindo. Nós já passamos tanta dificuldade e além disso, temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira no nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz! Ele encontrará uma forma de viver e alguém que o ajude.....Na mesma hora o filho bate o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele. Alguns dias depois os pais receberam um telefonema do Exército Americano.
Exército: (atende o pai) -Por acaso conhece ou é parente de alguém chamado Henry Thrumam?Pai: - Sim, conheço. Ele é o meu filho.
Exército:- Pois é. Hoje a tarde nos o encontramos morto na Base Militar.
Pai assustado: -Como assim morto? Assassinado? Onde está o amigo dele deficiente? Ele não estava voltando para a América?
Exército: -Seu filho suicidou-se e deixou um bilhete. Quer que eu leia para o Sr.?
Pai chorando: -Sim, quero. Por favor!!
Exército lendo o bilhete:- “ Pai! Mãe! Vocês se lembram de quando liguei pra vocês e disse que levaria o meu amigo pra morar com a gente e que havia ficado deficiente porque pisou em uma mina e tinha apenas um braço e uma perna!!? Pois é. Aquele amigo deficiente era eu!!! Ao invés de voltar pra casa eu resolvi me matar, porque não sei qual seria a reação de vocês sabendo que o seu filho era deficiente!! Não sei se Deus irá me perdoar por esse ato de suicídio, mas estou aqui de cima rezando e peço para que vocês ajudem a sociedade a acabar com o preconceito que existe contra o deficiente de um modo geral. Sempre amei vocês!! ”
Autor desconhecido

===========================

DE PROFUNDIS
(Robert J. Smithdas)

Eu louvo meu Deus, pois Ele me guiou
Através da escuridão tão intensa para achar o dia:
Eu louvo meu Deus, pois Ele me supriu
Com música quando todo o som havia morrido.

Da profundidade do silêncio tão profundo,
Da profundidade da escuridão e do desespero,
Minha alma elevou-se através do mundo e encontrou
Milhares de bênçãos em Seu cuidado amoroso.

Dentro de meus dias de escuridão silenciosa
A luz da esperança e a canção do amor engatinharam,
Até meu espírito cantar o hino de louvor
Para Ele quem me acordou quando toda a minha vida dormia.

Dr. Robert J. Smithdas nunca ouviu as palavras e nem viu as imagens da poesia. Aos quatro anos e meio de idade ele perdeu a visão e a audição. Sobre a Surdocegueira ele diz: “Para uma pessoa surdocega, o mundo literalmente encolhe em tamanho e oportunidade, e qualquer conhecimento que seja obtido deve vir através dos sentidos secundários da gustação, tato e olfato, e do exercício da curiosidade pessoal e iniciativa. Consequentemente uma pessoa surdocega amadurece mais vagarosamente do que é considerado normalmente aceitável e o indivíduo é propenso à grande frustração em expressar desejos e necessidades”.

=======================
BEM VINDO À HOLANDA!

Depoimento de uma mãe que conta sua experiência de dar a luz uma criança com deficiência

Frequentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência. É uma tentativa de ajudar pessoas, que não tem com quem compartilhar essa experiência única, a entendê-la e imaginar como vivenciá-la.Seria Como...Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias para a Itália! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É muito excitante.Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrisa.O comissário de bordo chega e diz: -“BEM VINDO À HOLANDA!”“Holanda!? Diz você, o que quer dizer Holanda?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda minha vida eu sonhei em conhecer a Itália”. Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.A coisa mais importante é que não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs.Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália. .. e estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda a sua vida, você dirá: "Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado." E a dor que isso causa, nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é extremamente significativa.Porém... se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não haverchegado a Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas muito especiais... sobre a Holanda.
(Emily Perl Knisley (1987)

============================


UM CACHORRINHO ESPECIAL

O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
-"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
O dono respondeu:
- "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
- "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
- "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida.
O menininho se emocionou muito e exclamou:
- "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
E o homem respondeu:
- "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
- "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
O homem respondeu:
- "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
- "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
- "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".

Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.


===========================

DEFICIENTE, SINÔNIMO: EFICIENTE

Por que me chamas de Deficiente?Se sou eficiente...
Por que me chamas de Deficiente?Se não fico de braços cruzados...
Por que me chamas de Deficiente?Se venci todos os obstáculos...
Por que me chamas de Deficiente?Se amo a vida como ela é...
Por que me chamas de Deficiente?Se não desisto e tenho fé...
Por que me chamas de Deficiente?Se sou filho do mesmo pai seu...
Por que me chamas de Deficiente?Se somos iguais diante dos olhos de Deus...
Por que me chamas de Deficiente?Se sei amar...
Por que me chamas de Deficiente?Se sou amado...
Por que me chamas de Deficiente?Se é você quem fica desesperado...
Por que me chamas de Deficiente?Se faço o bem , ser olhar a quem....
Por que me chamas de Deficiente?Se tenho o que ninguém tem...
É fácil falar do fiz, porém é difícil fazer o que faço....
E você meu caro, ainda me chama de Deficiente???....
Felippe Oleias Vieira de Sousa (Blog: Espaço Educativo Vivendo e Aprendendo)

============================
UM MENINO ESPECIAL

Fico imaginando como deve ser o silêncio para você,
Vê as pessoas falando, rindo, acenando, mas apenas olha,
Os seus olhinhos ariscos não querem nada perder
E o seu largo sorriso diz que está entendendo a história.
Então, quando me presenteia com esse sorriso,
O meu ser transborda de contentamento,
Faço tudo o que é preciso e o que eu consigo,
Para poder entrar no seu entendimento.
Obrigada por me fazer aprender, quando chega,
A tornar-me atenta sempre “a qualquer gesto seu”,
Mas movimentos que me levam a total entregaa um menino especial que na minha vida apareceu.
Chris Amag (Blog:www.ChrisAmag.blogspot.com)


=============================

POEMA DA GRATIDÃO ( Divaldo Franco/ Amélia Rodrigues)

Senhor Jesus, muito obrigado !

Pelo ar que nos dás, pelo pão que nos deste, pela roupa que nos veste, pela alegria que possuímos, por tudo de que nos nutrimos.
Muito obrigado, pela beleza da paisagem, pelas aves que voam no céu de anil, pelas Tuas dádivas mil !
Muito obrigado, Senhor ! Pelos olhos que temos. . . olhos que vêem o céu, que vêem a terra e o mar, que contemplam toda beleza ! Olhos que se iluminam de amor ante o majestoso festival de cor da generosa Natureza !
E os que perderam a visão ?
Deixa-me rogar por eles ao Teu nobre coração ! Eu sei que depois desta vida, além da morte, voltarão a ver com alegria incontida. ..
Muito obrigado pelos ouvidos meus, pelos ouvidos que me foram dados por Deus. Obrigado, Senhor, porque posso escutar o Teu nome sublime, e, assim, posso amar. Obrigado pelos ouvidos que registram: a sinfonia da vida, no trabalho, na dor, na lida. . . o gemido e o canto do vento nos galhos do olmeiro, as lágrimas doridas do mundo inteiro e a voz longínqua do cancioneiro. . .
E os que perderam a faculdade de escutar ? Deixa-me por eles rogar. . . Eu sei que no Teu Reino voltarão a sonhar.
Obrigado Senhor pela minha voz. Mas também pela voz que ama, pela voz que canta, pela voz que ajuda, pela voz que socorre, pela voz que ensina, pela voz que ilumina. . . E pela voz que fala de amor, Obrigado, Senhor !
Recordo-me, sofrendo, daqueles que perderam o dom de falar e o teu nome sequer podem pronunciar ! . . . Os que vivem atormentados na afasia e não podem cantar nem à noite, nem ao dia. . . Eu suplico por eles sabendo que mais tarde, no Teu Reino, voltarão a falar.
Obrigada, Senhor, por estas mãos, que são minhas, alavancas da ação, do progresso, da redenção. Agradeço pelas mãos que acenam adeuses, pelas mãos que fazem ternura, e que socorrem na amargura; pelas mãos que acarinham, pelas mãos que elaboram as leis e pelas que as feridas cicatrizam retificando as carnes partidas, a fim de diminuírem as dores de muitas vidas ! Pelas mãos que trabalham o solo, que amparam o sofrimento e estancam lágrimas, pelas mãos que ajudam os que sofrem, os que padecem. . .
Pelas mãos que brilham nestes traços, como estrelas sublimes fulgindo nos meus braços ! . . . E pelos pés que me levam a caminhar, ereto, firme a marchar, pés da renúncia que seguem humildes e nobres sem reclamar.
E os que estão amputados, os aleijados, os feridos e os deformados, os que estão retidos na expiação por crimes praticados noutra encarnação. . .
Eu rogo por eles e posso afirmar que no Teu Reino, após a lida desta dolorosa vida, poderão bailar e em transportes sublimes com os seus braços também afagar. Sei que lá tudo é possível quando Tu queres ofertar, mesmo que na Terra pareça incrível !
Obrigada, Senhor, pelo meu lar, o recanto de paz ou escola de amor, a mansão de glória ou pequenino quartinho, o palácio ou tapera, o tugúrio ou a casa de miséria !
Obrigada, Senhor, pelo amor que tenho e pelo lar que é meu. . . Mas, se eu sequer nem o lar tiver ou teto amigo para me abrigar nem outra coisa para me confortar, se eu não possuir nada, senão as estradas, e as estrelas do céu como sendo o leito de repouso e o suave lençol, e ao meu lado ninguém existir, vivendo e chorando sozinho, ao léu...
Sem um alguém para me consolar direi, cantarei, ainda: Obrigada, Senhor, porque Te amo e sei que me amas, porque me deste a vida jovial, alegre, por Teu amor favorecida...
Obrigada, Senhor, porque nasci ! Obrigada, porque creio em Ti ! . . . E porque me socorres com amor, hoje e sempre, Obrigada, Senhor !
Amélia Rodrigues

================================

A ALMA DO MUNDO

Quando você conseguir superar
graves problemas de relacionamento,
não se detenha na lembrança
dos momentos difíceis,
mas na alegria de haver atravessado
mais esta prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde,
não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar,
mas na benção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória, para o resto da vida,
as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade,
e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor; outros só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros só uma refeição
Uns queriam ter olhos claros; outros enxergar.
Uns queriam ter voz; outros falar.
Uns queria silêncio; outros ouvir.
Uns queriam sapatos novos; outros ter pés.
Uns queriam ter carro novo; outros andar.
Há dois tipos de sabedoria:
A Inferior e a Superior.
A Sabedoria Superior tolera; a Inferior julga.
A Superior alivia; a Inferior culpa.
A Superior perdoa; a Inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala prá quem sabe escutar!!

Chico Xavier

============================

ORAÇÃO DE UMA CRIANÇA DEFICIENTE:



Bem aventurados os que compreendem o meu estranho passo a caminhar e minhas mãos atrofiadas.


Bem aventurado os que sabem que os meus ouvidos têm se esforçado para compreender o que ouvem.


Bem aventurados os que compreendem que ainda que os meus olhos brilhem, minha mente é lenta.


Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.


Bem aventurados os que com um sorriso nos lábios, me estimulm a tentar mais uma vez.


Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.


Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.


Bem aventurados os que escutam, pois também tenho algo a dizer.


Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração embora não o possa expressar.


Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou e não como eles gostariam que eu fosse..


Fonte: "INFORMACIONES PARA PADRES DE NIÑOS Y JOVENES CON NECESSIDADES ESPECIALES"SERRANO, J.ª MARRERO, E.; BLAS. G; C; DE SANMERIDA-VENEZUELA, 1989.


==================


HOMEM DE COR





( fala do preconceito...a pior deficiência)



Quando nasci eu era preto.

Quando cresci fiquei preto.

Quando estou doente fico preto.

Quando apanho sol fico preto.

Quando estou com frio fico preto.

Quando tenho medo fico preto.

Quando morrer ficarei preto.

Mas tu “homem BRANCO”,

Quando nasces és cor-de-rosa,

Quando cresces ficas branco,

Quando apanhas sol ficas vermelho,

Quando sentes frio ficas roxo,

Quando sentes medo ficas verde,

Quando estás doente ficas amarelo,

Quando morres ficas cinzento,

E ainda tens a lata de me chamar:"homem de cor!"

=============================

EU, sentar ao lado de um negro?????

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica...e viu que estava ao lado de um ...passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora?, pergunta uma comissária.
- Não está vendo? respondeu a senhora.
- Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra poltrona.
- Por favor, acalme-se, disse a aeromoça. Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos alguma disponível'.
A comissária se afasta e volta... alguns minutos depois.
- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica'. E continuou:
- Temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
- Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa tão desagradável . E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe.
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

'O que me preocupa não é o grito dos maus,
é o silêncio dos bons.'

(Martin Luther King)

======================

Este cartaz saiu da Espanha e está rodando o mundo(traduzido).Muito bom para chacoalhar os países que estão discriminando estrangeiros,mas bom também para todo mundo, para uma reflexão sobre nossos preconceitos,nossas escolhas e nossas rejeições...!


(Clique na imagem para ampliá-la)

50 comentários:

  1. Parabéns!
    Este blog é de grande ajuda para enriquecer o trabalho e o dia a dia do profissional da Educação( ou de outras áreas que trabalham com pessoas tão especiais como os Portadores de Necessidades Especiais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anônimo!
    O objetivo deste blog é divulgar a "diversidade" e as formas de inclusão; cabe a cada um de nós vencer as barreiras que criamos através da ignorância e lançar um olhar diferente para esta causa, que é de todos nós...
    FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir
  3. lindooooooooooooo as mensagens sao as coisas mais lindas todos deveriao d ler este blog adoreiiiiiiii d+ deus abencoe bju bruna

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,Obrigada!!
    Realmente as mensagens são uma forma sutil de conscientização que acabam por tocar a alma...
    Beijos, FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir
  5. por cassilta
    parabéns, este blog esta cheio de lições de vida, lições que muito contribui para que as pessoas vejam as diferenças como eficiencia, pois todos somos capazes amar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cassilta, obrigada pela sua visita!!
    Realmente todos somos capazes de amar e À TODOS INDISTINTAMENTE!!!
    Beijos no seu coração...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Seu Blog é bastante interessante e nos faz ver a inclusão muito mais possível do que tem se apresentado no dia-a-dia

    ResponderExcluir
  8. Oi Arlete, obrigada pela visita! Como trabalho com inclusão de alunos def. visuais comecei a divulgar o tema e meus conhecimentos; daí passei a pesquisar outras áreas e tenho aprendido muito, e o que aprendo trago para compartilhar.O conhecimento faz muita diferença na questão da inclusão...FELICIDIDADES SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  9. nossa as mensagens são lindas pena que eu não pude copia-las, pois o tempo foi curto para fazer isso.
    u,abraço
    nilza

    ResponderExcluir
  10. Obrigada anônimo pela visita e pelas palavras. Volte sempre. Abraços, MUITA LUZ!!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por tantas experiências, relatos que fazem a mudança na vida de pessoas que não percebem diferenças nas pessoas e sim qualidades.Ser diferente não é ser de outro planeta, mas respeitar a individualidade de cada um, um beijo no coração da s pessoas que acessam este blog

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Joni!!! Fico feliz por sua visita e por suas palavras. É realmente importante o respeito à individualidade. Um beijo no seu coração e FELICIDADES, HOJE E SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  13. A certas atitudes que nos fazem refletir sobre nossas ações, e esses relatos nos demostram uma realidade. Parabéns pela atitude.

    Juliana 21/05/2010

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana!!! Obrigada pela visita e pelas palavras. Somente um grande coração pode ser tocado pela sutileza das mensagens. Abraços e MUITA LUZ!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Célia, parabéns pelo blog. As suas mensagens são mto lindas e nos mostram realmente o que é a vida. Q continue escrevendo coisas assim... Td de bom pra vc...

    ResponderExcluir
  16. Amei seu blog as mensagens nos fazem refletir o nosso dia a dia. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimos 1 e 2: Obrigada pela visita!!! Estas mensagens são frutos de pesquisas pela internet ou recebidas por e-mails, de meus amigos. Só escrevo os comentários. Algumas vezes precisei de mensagens referentes a deficiência e não encontrei, por isso, resolvi pesquisar e juntá-las, assim fica mais fácil quando precisar, não só para mim, mas prá qualquer um que precisar...Abraços!!! FELICIDADES!!!!

    ResponderExcluir
  18. minha irmã tem necessidades especiais, eu gostaria de saber os direitos dela pois ela não esta podendo ficar na escola por mais de duas horas de aula e eu gostaria de saber se a escola pode fazer isso com ela
    Por favor eu gostaria muito que vocês me respondesse esta pergunta.
    Aqui esta meu imail:galo_loko13@hotmail.com
    muitissimo obrigado(ela tem seguelas de miningite Viral)

    ResponderExcluir
  19. Oi Galo, tudo bem??
    Não conheço o caso de sua irmã mais a fundo, mas o que posso te sugerir é que procure a direção da escola para que eles deem uma explicação sobre o porque de sua irmã não ficar mais tempo na escola. Se vc não ficar satisfeito com a resposta procure a Diretoria de ensino da qual a escola faz parte e questione com eles sobre o comportamento da direção da escola. Eles tem que tomar providências.
    Se não resolverem vc pode procurar a Secretaria da Educação ou o Ministério Público.
    Toda criança tem direito de frequentar a escola, independente de ter necessidades especiais ou não.
    O que ocorre, ainda, é que muitas escolas ainda não sabem como lidar com alunos portadores de necessidades especiais por isso acabam criando barreiras; cabe aos familiares fazer valer os direitos destas crianças.
    Acredito que o diálogo é a melhor maneira de resolver estas questões.
    Para saber mais clique no tema: Legislação sobre Inclusão, em temas específicos deste Blog. O conhecimento é nossa melhor arma.
    Abraços e BOA SORTE PARA VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  20. uito bom o blog...
    Sempre me utilizo das mensagens para trabalhar Formação continuada com os professores mde mnha rede.
    Obrigado por postar algo tão bom...
    Que nos estimula a continuar trabalhando com os alunos com necessidades educacionais especiais...
    Grande Abraço...Lindomar

    ResponderExcluir
  21. Oi Lindomar, obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo!!
    É sempre bom poder compartilhar o conhecimento, principalmente nesta área faz a diferença quando estamos em contato com alunos com necessidades educacionais especiais.
    Abraço. MUITA LUZ!!!!

    ResponderExcluir
  22. AMEI AS MENSAGENS!!!
    AFINAL ISSO É MUITO BOM QUE AS PESSOAS LEEM MUITO DESSE TIPO DE MENDSAGENS E SE CONCIÊNTIZE. POIS SOMOS TODOS IGUAIS NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE SERES HUMANOS... GOSTEI MUITO DE LER A PARÁBOLA DO CAVALO CEGO.. E OUTRAS AFINAL THAMBM SOU UMA DEFIÊNTE FÍSICA, E AS VEZES PASSO POR MUITAS COISAS COMO PRECONCEITO! SOU MUITO TRISTE POR ISSO, MAS MUITO FELIZ POR TER DEUS EM MEU CORAÇÃO! PARABÉNS PRA ESSAS PESSOAS Q NAUM TEM PRECONCEITO! E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DIGO NUNCA VAMOS DESISTIR DE LUTAR, POIS DEUS ESTA CONOSCO A 1ªLUGAR BJOSS A TODOS!!!ASS:EDIMÁRIA A MINEIRINHA!

    ResponderExcluir
  23. Oi Edimária,obrigada pela visita!! Parabéns por ser uma guerreira, jamais desista de lutar; acredito que todos nós estamos aqui para um propósito, é só seguir o coração e Deus nos iluminará!!! MUITA LUZ!!!!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  24. Parabéns seu blog me deu a esperança de um mundo menos intolerante.

    ResponderExcluir
  25. Oi, gostei muito do seu blog. Tô seguindo já! Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Só tenho a agradecer pelos momentos de reflexão e de mensagens tão lindas.
    cida.

    ResponderExcluir
  27. lindas as mensagens que DEUS abençoe a vida de cada um de VXs

    ResponderExcluir
  28. Li com respeito a Oração de uma Criança Deficiente. Gostaria de informar aos leitores que o livro Epopéia Ignorada, do Professor Otto Marques da Silva traz uma Oração da Pessoa com Deficiência que é considerada a melhor já elaborada. Ela tem sido divulgada pelo Institute of Rehabilitation Medicine da Universidade de New York. Procure o livro por meio do site do Centro de Referências FASTER (www.crfastr.com.br).

    ResponderExcluir
  29. fiquei emocionada com as mensagens,estou estudando sobre inclusao de pessoas com necessidades especiais e esse blog me ajudou muito!luciqueine-

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei a sua postagem,e como sou fã dos deficientes e esse todo que vc postou aí.vc está de parabéns!geipa

    ResponderExcluir
  31. sou mãe de uma moça com necessidades especiais,e adorei este blog,parabens.

    ResponderExcluir
  32. Adorei!!! As mensagens são belíssimas!!!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o Blog, parabens e que Deus a abençoes; obrigado pela oportunidade de lr coisas proveitosas! Ailton lima

    ResponderExcluir
  34. Parabéns, além de me ajudar em um trabalho da faculdade, me fez refletir sobre aspectos do cotidiano que nos passam despercebidos, as vezes pela pressa em tudo....o relato do soldado da Guerra do Vietnã, não consegui terminar sem chorar antes...lindo exemplo para os que ainda insistem em rejeitar as diferenças. Afinal, quem é igual a quem? Quem é normal?
    MARCOS

    ResponderExcluir
  35. Célia parabéns pelo lindo trabalho, sou paraplégico estou iniciando com meu blog sempre que posso tenho acompanhado suas postagens e vem me ajudando bastante com informações. Ser diferente é normal somos todos filhos de Deus!!!Um grande abraço. Nelson Góes.

    ResponderExcluir
  36. Oi Nelson, Parabéns pela superação!!! A divulgação de informações é um recurso valioso para auxiliar as pessoas. Quando menos esperamos encontramos respostas que estivemos procurando e que outros encontraram anteriormente. Fique com Deus!! Um Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  37. Estou emocionada!!!As mensagens sao maravilhosas,tenho uma afilhada deficiente e sei como e dificil superar os preconseitos.espero que vc continue assim com esse trabalho magnifico.CELIA que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Adorei esse blog, estou escrevendo meu tcc e esse blog me ajudou muito. O meu tema é inclusão, sou deficiente física e me emocionei com essas mensagens. Parabéns a você que criou esse blog maravilhoso. Um abraço, Fátima RN.

    ResponderExcluir
  39. facil é ler e fikar com pena..dificil é ler tudo isso e sua mente mudar pra ke seja tratada as pessoas igualmente..sofro muito com isso ,sou muito acediada pelos homens na internet ..minas fotos fazem susseços todos me kerem,admiram minha blz ke nem eu sabia ke eu poderia mexer tanto assim com eles,mais qndo conto a realidade ke sou deficiente..a blz do meu rosto ..morrem nakele momento e nunka mais eles me procuram pra deixar ao menos uma mensagem de amizade,enfim essa é só o pokinho de mnha vida ke relato aki..

    ResponderExcluir
  40. PARABÉNS PELAS REFLEXÕES. SOU COORDENADORA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, E ESTE ANO ESTAMOS PREPARANDO O I- NATAL ESPECIAL, ESCOLHEMOS PADRINHOS PARA OS MESMOS, E ESTE BLOG FOI MUITO ÚTIL NA ESCOLHA DO CONVITE. MUITO OBRIGADA. FÁTIMA LUZ.

    ResponderExcluir
  41. Muito boas a mensagens, consegui achar o que procurava. Parabéns Prof. Nado Imbé - RS

    ResponderExcluir
  42. continue com esse trabalho,pois é muito rico e com certeza auxilia a muitos. Obrigada por vc existir.
    janaina Rj

    ResponderExcluir
  43. Queridos amigos deste blog: é com alegria que vejo este cantinho servindo de mensageiro de esperança e otimismo. Aos poucos as pessoas estão mudando seus conceitos em relação a diversidade; a divulgação de informações auxilia na conscientização e respeito as diferenças. Muita Luz a todos!!! Felicidades!!! Bjos no coração!!!

    ResponderExcluir
  44. O CRAS "Maria Lourdes Dantas" de Carnaúba dos Dantas RN, parabeniza o blog. Pois somos agentes da inclusão com nossa ações. Portanto nossas ações estão postadas no Facebook: @cras.carnaubadosdantas

    ResponderExcluir
  45. OBRIGADA POR NOS TRAZER MENSAGENS TÃO BONITAS QUE NOS ABREM A ALMA PARA VERMOS QUE O DIFERENTE SOMOS NÓS, COM A NOSSA CEGUEIRA,NOSSA SURDEZ,NOSSA IGNORÂNCIA EM ACHAR QUE SOMOS MELHORES DO QUE AS OUTRAS PESSOAS PORQUE FISICAMENTE E MENTALMENTE NOS JULGAMOS PERFEITOS,MELHORES. PEÇO DESCULPAS AQUELAS PESSOAS QUE SE UM DIA AS OFENDI COM TAMANHA IGNORÂNCIA

    ResponderExcluir
  46. Amei a iniciativa e gostaria que tivesse curso de libras on-line.

    ResponderExcluir
  47. Parabens pela iniciativa em falar dos portadores de NEE, é gratificante trabalhar e conviver com essas pessoas que demonstram tanto carinho e afeto por nós.

    ResponderExcluir
  48. muito lindo amei todos seus textos e posso dizer que sei bem como é a vida....Quando a pessoas nao conhecem a nós a primeira coisa eles julgam e depois eles pensam na cagada que eles fizeram a vida nos ensina muitas coisas um dia o que eles julgaram pode acontecer com eles mesmo quando ficarem mais velhos ou com proprios filhos netos enfim um dia eles entenderao o que agente passa quantos eles humilhao agente nas frente de todos mundo e no colegio eles pensam que agente nao escuta e ficam debochando da nossa cara e agente tem que ficar quieto se doendo por dentro ou quando debocham daquelas pessoas especiais que precisam de ajuda ou daquela pessoa negra que quer carinho eles nao pensam nisso as pessoas egoistas só pensam nelas mesma mas quando precisarem eles sabem onde que vao correr vao atras dAQUELAS PESSOAS QUE ELES JULGARAM eu sou uma Deficiente auditiva E me orgulho porque Deus me fez assim e assim vou ficar até ele decidir o que vai fazer falo escrevo ouco mas tenho minhas dificuldade mas sei que sou capaz e vou conseguir o que quero pessoal nao desistam dos seus sonhos por causa das pessoas seja voce mesmo seja feliz longe delas beeeijos aaameeeeeeii todos seus textos continue sempre assim generosa e muito produtiva continue sempre fazendo melhor de si..Devemos mostrar ao mundo que somos capazes de fazer o mundo melhor.Fora preconceito Fora ...
    Larissa...

    ResponderExcluir
  49. gostei muito ,fique feliz por tanta palavra bonita,que deus abenço todos que luta contra preconceitos.bjs tds

    ResponderExcluir