quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O que é Sala de Recursos?

É um ambiente de natureza pedagógica, orientado por professor especializado, que suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino. Esse serviço realiza-se em escolas, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a alunos de escolas próximas, nas quais ainda não exista esse atendimento. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum.
Fonte: Mec – Secretaria de Educação Especial

8 comentários:

  1. por favor me ajudem.. meu TCC sera o tema inclusao visual,gostaria se possivel estar recebendo materiais que falem sobre a sala de recurso e seus professores para DV...e sobre sala de recurso.aguardo resposta sobre..muito obrigado meu email e dayse_borges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dayse, obrigada pela visita!! Não entendi muito bem o tema do seu TCC: "inclusão visual", mas posso te ajudar indicando um documento do MEC que fala do atendimento ao aluno deficiente visual: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Quanto à Sala de Recursos, seria interessante você procurar em sua cidade (não sei onde vc mora), uma Sala de Recursos ou ir até uma Diretoria de Ensino de sua Região para descobrir onde tem alguma. Acho importante você conhecer, trocar idéias, esclarecer dúvidas com o próprio profissional que você irá citar em seu trabalho; e também para você poder tecer seus comentários e conclusão no final de seu TCC.Abraços, e BOA SORTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu também estou fazendo um tcc que tem o objetivo de auxiliar a Sala de Recursos da minha escola, portanto, gostaria por favor de saber onde posso encontrar mais material a respeito do assunto, e aceito de ideias de tipos de jogos que podem estar ajudando as crianças que frequentam a sala. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Você não especificou o tipo de público (deficiência) que é atendido na Sala de Recursos de sua escola; cada público tem uma especificidade a ser atendida. Não sei de onde vc escreve mas, vc pode procurar um especialista na área da deficiência que ele poderá te auxiliar melhor com a parte prática e a teórica do seu TCC. Se vc for de SP pode procurar a instituição "Laramara" para ter idéias de jogos, se não for acesse o site da instituição. BOA SORTE!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber alguns nomes de autores que falam sobre a sala de recursos e alguns teoricos meu tema de TCC é sala de recursos;e a problematica é porque há salas de recursos fechadas por falta de profissionais,tem os equipamentos e não ha mão de obra qualificada.Desde já agradeço meu e-mail é rosilenemgm@gmail.com.br. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosilene! Procure neste blog os temas na coluna da direita. Lá vc encontrará indicação de livros, autores e documentos para pesquisas. Mas, como já citei anteriormente é melhor procurar um especialista ou uma diretoria de ensino de sua região para maiores esclarecimentos e conteúdos para seu TCC. Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  7. podem numa mesma escola com 600 alunos ter 3 salas de recursos

    ResponderExcluir
  8. Quem tem deficiencia fisica precisa frequentar sala de recurso?

    ResponderExcluir